Análise de Tempo de Falhas

an tempo de falhas 1

Definição (O que?)

Análise de tempo falhas é uma ferramenta que utiliza dados amostrais referentes a tempos de falha do produto e os modela segundo uma distribuição estatística.

Utilidade (Para que?)

ØA distribuição estatística é utilizada para estimar percentuais, frações de falhas e taxas de falhas, para que as falhas possam ser reduzidas ou eliminadas.

Video sobre a Ferramenta

Definição (O que?)

Utilidade (Para que?)

Procedimento (Como?)

A partir do comportamento da taxa de falhas de um determinado tipo de sistema pode-se associar distribuições de probabilidades para seu tempo de sobrevida. Assim, se um sistema apresenta taxa de risco aproximadamente constante, tem associada uma distribuição de probabilidades Exponencial para sua duração até a falha. Além da distribuição Exponencial, outras distribuições comumente utilizadas para a modelagem da Confiabilidade de componentes são as distribuições de Weibull, Gamma e LogNormal.

an tempo de falhas 2
an tempo de falhas 1
an tempo de falhas 3

Distribuições Comuns em Análises de Confiabilidade

• Distribuição Exponencial
  • Distribuição de Weibull
  • Distribuição LogNormal
  • Distribuição Gamma

A obtenção de dados para a modelagem da Confiabilidade de sistemas pode ocorrer de diversas formas, as quais podem ser utilizadas simultaneamente:

• Levantamento de Dados Históricos;
  • Testes de Vida em Condições Normais de Operação;
  • Testes Acelerados de Vida;

Área de aplicação

• exponencial: Confiabilidade durante a vida útil do produto;
  • Normal: Confiabilidade durante a fase de velhice do produto;
  • Weibull: Análise de fadiga de materiais.

Fonte/Referências

VACCARO, G. Modelagem e Análise da Confiabilidade de Sistemas. Dissertação (Pós -Graduação em Engenharia de Produção) – Universida de Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p.205. 1997.

Universidade Federal Fluminense - UFF Volta Redonda

Projeto Lean na UPA 24H (Ministério da Saúde)
projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br

© Copyright 2022. UFF - Todos os direitos reservados.