Reuniões
Reuniões técnicas fazem parte do processo de trabalho e permitem a troca de informações e vivências do dia a dia,
propiciando um processo participativo e de compartilhamento de saberes. A forma de organizar e a dinâmica da reunião
permitem entender se o serviço tende a ser transformador e prioriza a troca e a decisão da equipe em relação às
intervenções, ou se é tradicional e submetido ao modelo médico hegemônico.
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Definição – O que?
Reuniões técnicas fazem parte do processo de trabalho e permitem a troca de informações e vivências do dia a dia,
propiciando um processo participativo e de compartilhamento de saberes. A forma de organizar e a dinâmica da reunião
permitem entender se o serviço tende a ser transformador e prioriza a troca e a decisão da equipe em relação às
intervenções, ou se é tradicional e submetido ao modelo médico hegemônico.
Utilidade – Para que?
As reuniões de equipe cotidianas funcionam como dispositivos de estruturação, organização, informação,
estabelecimento de diretrizes e espaço de decisão. É uma oportunidade para socialização do conhecimento,
planejamento conjunto e subsídios para tomadas de decisões mais acertadas
Procedimento – Como?
As reuniões não podem ser o momento onde tudo se discute e nada se decide. O tempo é precioso e tem de ser bem
gerido, evitando-se as discussões estéreis e o constante saltitar de tema em tema sem nada concluir.
As reuniões devem limitar-se ao mínimo possível, devem evitar formalismos desnecessários (ex. rituais de abertura
e/ou encerramento, extensas e aborrecidas), devem ser, sempre que possível, realizadas em pé para que não tomem
muito tempo nem ocorram situações de adormecimento. Reuniões diárias de 15 minutos podem ser suficientes para os
assuntos importantes sejam tratados e as situações de urgência serem evitadas. A ordem de trabalho deve ser mantida
de reunião para reunião, bem como a hora e o local devem ser sempre os mesmos.
As reuniões devem ocorrer junto dos quadros de informação ou quadros kanban/scrum para que as fontes para a
tomada de decisão estejam acessíveis.
Reuniões mais formais e menos frequentes, e por essa razão mais “elitistas”, devem ser previamente preparadas para
evitar desperdício de tempo no setup mental dos participantes:
• Vá preparado para a reunião – ao receber a convocatória com a ordem de trabalho deixa de ter motivo para não ir
preparado e munido dos elementos para transformar a reunião numa atividade de valor acrescentado;
• Contribua para que os horários da reunião sejam cumpridos. Para tal é necessário uma correta repartição do tempo
pelos assuntos a abordar e evitar que assuntos que não fazendo parte da ordem de trabalhos sejam incluídos na
discussão;
• A reunião não é um campo de batalha – seja delicado, não interrompa o raciocínio dos outros, ouça com atenção,
tome notas e não aproveite a audiência para apontar o dedo ou sobrelevar-se em relação aos demais;
• Desafie ideias e não as pessoas;
• Ouça primeiro antes de falar, documente-se antes de afirmar e certifique-se antes de criticar;
• Evite levar consigo “distrações” tais como smartphones, dispositivos portáteis e tablets. Em vez disso, traga papel e
caneta;
• Resuma as conclusões, as orientações e os To Do’s de cada reunião numa folha A4. Distribua, por e-mail, a todos os
participantes nas 24 horas a seguir à reunião.
Referências
CARDOSO, Cíntia Garcia; HENNINGTON, Élida Azevedo. Trabalho em equipe e reuniões multiprofissionais de saúde: uma
construção à espera pelos sujeitos da mudança. Trabalho, educação e saúde, v. 9, p. 85-112, 2011.
Reuniões
PINTO, João Paulo. REUNIÕES LEAN. Cltservices. Disponível em:
<https://www.cltservices.net/artigos-e-noticias/reunioes-lean> Acesso em: 12, junho de 2022.
Universidade Federal Fluminense - UFF Volta Redonda
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Projeto Lean na UPA 24H (Ministério da Saúde)
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