AGRICULTURA INTELIGENTE

Inteligência com Foco no Agronegócio

Identificar os desperdícios e gargalos do processo produtivo, eliminar atividades que não agregam valor e implementar melhorias contínuas.

O Lean Six Sigma é uma ferramenta fundamental para melhorar a produtividade agrícola de forma inteligente e sustentável.

O que é Agricultura Inteligente?

A agricultura inteligente é uma abordagem tecnológica que busca otimizar o uso dos recursos disponíveis, aumentar a eficiência do processo produtivo e reduzir os impactos ambientais negativos. Essa abordagem inclui o uso de tecnologias como sensores, sistemas de informação geográfica (SIG), análise de dados e automação de processos para melhorar a produção agrícola. O objetivo da agricultura inteligente é produzir mais alimentos de forma sustentável e eficiente, garantindo a segurança alimentar da população mundial.

VEJA COMO FOI O

XI Lean Six Sigma
Congress

O Lean Six Sigma Congress tem uma história de eventos anuais singulares em relação ao intercâmbio de conhecimento. O décimo primeiro encontro reúne cases e Workshops oferecidos pelos ícones do pensamento enxuto no país e no exterior.

Projetos de Pesquisa

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos para o Fortalecimento das Ações da Agropecuária Sustentável

O projeto busca a modernização e inovação na agropecuária, incluídos programas de conectividade, de ecossistemas digital, de bioeconomia e de novas tecnologias; promoção da competitividade e sustentabilidade das cadeias produtivas agrícolas e pecuárias; promoção de práticas de manejo sustentável e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas; o desenvolvimento rural regional, especialmente em áreas críticas ou estratégicas; desenvolvimento de aplicações inovadoras na gestão. Este projeto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é executado pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Transformação Digital no Agronegócio

O projeto busca identificar os processos que podem ser digitalizados e escolher as tecnologias mais adequadas para cada caso.Isso inclui desde o monitoramento do clima e das condições do solo até a automatização da colheita e da irrigação. Identifcar os investimentos necessários em infraestrutura. Isso inclui a instalação de sensores e dispositivos de monitoramento, a implementação de sistemas de informação geográfica (SIG) e a construção de redes de comunicação para conectar todos esses dispositivos. Implementar sistemas de gestão. Isso inclui desde a análise de dados em tempo real até a tomada de decisão baseada em informações precisas e confiáveis.

Prof. Dr. Robisom Damasceno Calado

O Professor Doutor, que é também coordenador do Laboratório LabDGE na Universidade Federal Fluminense, é especializado em Engenharia de Produção e possui vasta experiência em grandes empresas multinacionais. Ele é um Black Belt e Especialista em Lean Healthcare, Lean Enterprise e transformação digital, e já trabalhou em projetos de melhoria de processos produtivos e de gestão em empresas de diversos setores, como saúde, indústria e serviços, ao longo de 32 anos de carreira no mercado.

Com toda essa bagagem, ele traz consigo um grande conhecimento prático e teórico, que se reflete na sua atuação como docente de pós graduação (mestrado e doutorado) e líder pesquisador no LabDGE, contribuindo para a formação de novos profissionais e para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país.

Acessar Cv lattes

LabDGE – Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial.
Universidade Federal Fluminense – UFF. 

Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125

Projeto Lean nas UPA 24H: projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br 

Coordenador: Prof. Dr. Robisom D. Calado – robisomcalado@id.uff.br
Cel. (19) 99120-5528.

© Copyright 2022. UFF – Todos os direitos reservados.

Skip to content