Diagrama de Dispersão
O diagrama de dispersão é um gráfico de causa (eixo X) e efeito (eixo Y). A variável independente é a causa, tornando o efeito a variável dependente. O efeito é a consequência gerada por essa causa. Estas variáveis são quantitativas, podendo ser medidas e contadas.
Video sobre a Ferramenta
Definição (O que?)
O diagrama de dispersão é um gráfico de causa (eixo X) e efeito (eixo Y). A variável independente é a causa, tornando o efeito a variável dependente. O efeito é a consequência gerada por essa causa. Estas variáveis são quantitativas, podendo ser medidas e contadas.
Utilidade (Para que?)
- Contornar eventuais problemas na produção
- Comprovar hipóteses ao checar a existência real da relação de causa e efeito.
- Constatar a existência ou não da relação de causa e efeito entre as variáveis ou até mesmo relação com uma terceira causa.
- Visualizar o tipo de relação entre causa e efeito: positiva, negativa ou inexistente.
Fonte: Engenharia da Qualidade I, USP.
Procedimentos (Como?)
Exemplo
O diretor de uma empresa de varejo identificou que nos últimos meses houve um aumento significativo do faturamento e um aumento no número de clientes. Ele então, fez um gráfico de dispersão para identificar se o aumento do faturamento (efeito) tinha relação com o aumento do número de clientes (causa).
Dispondo no diagrama de dispersão:
Pode-se perceber que o gráfico apresenta uma correlação positiva, por que o crescimento de um número de clientes acarreta o crescimento do faturamento. Porém, no começo do ano, essa relação era fraca, devido a dispersão dos pontos no gráfico, ou seja, nos primeiros meses do ano, o aumento do faturamento foi pouco influenciado pelo aumento do número de cliente.
Gráfico feito para analisar se o aumento do faturamento (efeito) tinha relação com o aumento do número de compras realizadas por clientes antigos (causa).
Ao analisar o gráfico, o diretor viu que a dispersão era bem maior que a do gráfico anterior.
Então ele pode identificar que o que mais afetava o aumento do faturamento era a venda para novos clientes.
Situação nominal e Área de aplicação
- A situação nominal é através da análise do gráfico diagrama de dispersão.
- Áreas de aplicação:
- Identificação de possíveis causas raiz dos problemas ao validar suposições, podendo listar hipóteses de causas raiz com base em dados.
- Determinação se uma causa e um efeito estão relacionadas após brainstorming de causas e efeitos usando um Diagrama de Ishikawa.
- Validação se a correleção entre não conformidades com uma mesma causa raiz é verdadeira.
Referências
PEREZ VV, DIACENCO AA, PAULISTA PH. Análise das setes ferramentas estatísticas da qualidade utilizadas nos sistemas produtivos. 2016. Tese – Universidade do Vale do Paraíba, Itajubá, 2016.
DANIEL AB, MURBACK FGR. Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade. 2014. Tese – PUC, Poços de Caldas, 2016.
SOUSA, Áurea. Diagrama de dispersão, correlação e regressão linear. 2019. Tese – Universidade dos Açores, Açores,2019.
Universidade Federal Fluminense - UFF Volta Redonda
Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125
Projeto Lean na UPA 24H (Ministério da Saúde)
projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br
© Copyright 2022. UFF - Todos os direitos reservados.