1º Simpósio Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos para o Fortalecimento das Ações da Agropecuária Sustentável (Projeto SDI – MAPA UFF 2023)

Projeto SDI – MAPA UFF 2023,

está voltado para a execução do “Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para o fortalecimento das ações da agropecuária sustentável”. O projeto busca: modernização e inovação na agropecuária, incluídos programas de conectividade, de ecossistemas digital, de bioeconomia e de novas tecnologias; promoção da competitividade e sustentabilidade das cadeias produtivas agrícolas e pecuárias; promoção de práticas de manejo sustentável e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas; o desenvolvimento rural regional, especialmente em áreas críticas ou estratégicas; desenvolvimento de aplicações inovadoras na gestão.

22 de novembro de 2023 (Via Google Meet)

Dia(s)

Hora(s)

Minuto(s)

Segundo(s)

Sobre o evento

Este projeto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é executado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e financiado pelo SDI/MAPA através do projeto de pesquisa referente ao Termo de execução descentralizada de recursos Nº 805/2022. Nº do Processo 00001420220104000805, exercício 2023 e sob a coordenação Prof. Dr. Robisom D. Calado (LABDGE-UFF).

Objetivo
O Simpósio do Projeto MAPA 2023 visa promover a integração entre os pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que estão envolvidos no “Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para o fortalecimento das ações da agropecuária sustentável”. Esta iniciativa busca modernizar e inovar a agropecuária através de programas como conectividade, ecossistemas digitais, bioeconomia e novas tecnologias, visando também fortalecer a competitividade, sustentabilidade, práticas de manejo sustentável e o desenvolvimento rural, principalmente em áreas críticas ou estratégicas.

O Simpósio terá como público alvo os envolvidos no Projeto MAPA 2023.

O Projeto SDI -MAPA 2023 está dividido em oito sub grupos entre eles temos os:

DIAGRO

Departamento de apoio à inovação para agropecuária (Inovação, conectividade e bioeconomia)

DECAP

Departamento de desenvolvimento das cadeias produtivas e de indicações geográficas

DEPROS

Departamento de produção sustentável e irrigação

DEFLO

Departamento de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas

Escopo de pesquisas de cada sub grupo

O Simpósio acontecerá segundo a agenda

Abertura

Mesa de abertura

Bloco 1

Apresentações dos pesquisadores do grupo DIAGRO

Bloco 2

Apresentações dos pesquisadores dos grupos DECAP e Observatório

Almoço

Bloco 3

Apresentações dos pesquisadores do grupo DEPROS

Bloco 4

Apresentações dos pesquisadores do grupo DEFLO

Encerramento

Mesa de encerramento

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos que estão em andamento pelos pesquisadores da UFF e do MAPA deverão ser apresentados no Simpósio, seguindo as orientações:

Out

Envio de trabalho

Até 20/10/2023 – Envio de trabalho conforme modelo disponível no notão abaixo, para o e-mail projetomapa.labdge.proppi@id.uff.br;

Out

Envio de uma apresentação

Até 25/10/2023 – Envio de uma apresentação em Power Point (modelo disponível no botão abaixo) e do trabalho para o e-mail projetomapa.labdge.proppi@id.uff.br;

Envio de um vídeo

Até 05/11/2023 – Envio de um vídeo de no máximo 8 minutos com a apresentação do trabalho para o e-mail projetomapa.labdge.proppi@id.uff.br;

NOTA 1: Todo o material deve ter o nome do arquivo no formato: GRUPO_PRIMEIRO_E_ULTIMO_NOME_AUTOR. Por exemplo: DEPROS_JOSE_OLIVEIRA. Todas as letras em maiúsculo.

NOTA 2: Para o envio do vídeo, no lugar de enviar o arquivo, deve ser enviado um link de local onde o arquivo foi armazenado. O link deve permitir download do arquivo.

Organização

Prof. Dr. Robisom Damasceno Calado (UFF) Diego Pires de Souza (MAPA) Rodrigo Lopes de Almeida (MAPA) Alessandro Cruvinel (MAPA) Valéria Burmeister Martins (MAPA) Cesar Teles (MAPA) Adriano Santhiago de Oliveira (MAPA) Clecivaldo de Sousa Ribeiro (MAPA) Eduardo Mattos de Freitas (MAPA) Joaquim Dias Fonseca (MAPA) Luis Gustavo Asp Pacheco (MAPA)

Como enviar meu vídeo?

Devido ao tamanho do vídeos é necessario subir o video no seu Google Drive e enviar o link de acesso, lembrando e deixar a visualização do arquivo como Público.

Preciso de suporte?

Qualquer duvida ou problema, entre em contato pelo e-mail projetomapa.labdge.proppi@id.uff.br

LabDGE – Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial.
Universidade Federal Fluminense – UFF.

Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125

Projeto Lean nas UPA 24H: projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br

Coordenador: Prof. Dr. Robisom D. Calado – robisomcalado@id.uff.br
Cel. (19) 99120-5528.

© Copyright 2022. UFF – Todos os direitos reservados.