Out of Control Plan (OCAP)

O OCAP (Out of Control Action Plan) é uma ferramenta utilizada para facilitar a identificação das anomalias crônicas que devem ser atacadas para a melhoria do processo. Trata-se de um fluxograma ou descrição textual da sequência de atividades que devem ser realizadas após a ocorrência de um evento ativador. É um documento vivo (será modificado ao longo do tempo na medida em que se adquire mais conhecimento e compreensão do processo).

Video sobre a Ferramenta

As métricas Seis Sigma são usadas para avaliar:

  • o desempenho dos processos empresariais;

  • o volume de falhas;

  • a efetividade das melhorias adotadas para a otimização de cada etapa da produção.

Antes de aprofundarmos sobre quais métricas Seis Sigma usar para medir a qualidade dos processos executados é importante nos lembrarmos do conceito básico acerca do que é a estratégia Seis Sigma.

O Seis Sigma é um conjunto de técnicas que têm o compromisso de realizar a melhoria contínua dos processos de uma organização. Para isso é feita uma coleta de dados sobre cada etapa da produção. Esses dados podem ser identificados como métricas.

A partir dessas métricas é possível avaliar o resultado de cada etapa presente em todos os processos executados em cada setor da organização.

Esses números permitem que seus especialistas identifiquem os erros e falhas de um processo e onde e quando acontecem, em um fluxo de trabalho.

Também é a partir dessas métricas que é possível identificar se o plano de melhorias aplicado foi efetivo.

Por meio da comparação sua equipe pode analisar os resultados colhidos antes da aplicação de estratégias de melhorias e os dados coletados após a execução das propostas de otimização de processos.

Universidade Federal Fluminense - UFF Volta Redonda

Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125

Projeto Lean na UPA 24H (Ministério da Saúde)
projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br

© Copyright 2022. UFF - Todos os direitos reservados.

Skip to content