Planejamento de Experimentos
O planejamento de experimentos tem a designação de escolher quais dados (em sua quantidade e condições as quais foram analisadas) devem ser obtidas durante um experimento, com intuito de alcançar dois objetivos: Precisão e menor custo.
Video sobre a Ferramenta
Definição – O que?
O planejamento de experimentos tem a designação de escolher quais dados (em sua quantidade e condições as quais foram analisadas) devem ser obtidas durante um experimento, com intuito de alcançar dois objetivos: Precisão e menor custo.
Sendo assim uma técnica de extrema importância para a indústria pois seu emprego permite resultados mais confiáveis economizando dinheiro e tempo, parâmetros fundamentais em tempos de concorrência acirrada. A sua aplicação no desenvolvimento de novos produtos é muito importante, onde uma maior qualidade dos resultados dos testes pode levar a um projeto com desempenho superior seja em termos de suas características funcionais como também sua robustez.
Utilidade – Para que?
Os planejamentos de experimentos podem ser usados tanto no desenvolvimento do processo quanto na solução de problemas do processo, para melhorar o seu desempenho ou obter um processo que seja robusto ou não-sensível a fontes externas de variabilidade.
Visto que é necessário fazer o teste de diversos produtos ou então a tentativa de incluir um novo produto no mercado é totalmente aceitável utilizar esta ferramenta.
Permite uma melhor coleta de informações sobre a possível tomada de decisão que pode ser feita a respeito do uso do produto (se será válido o uso dele para o público ou mercado em geral e não irá causar perda de lucro).
Procedimento – Como?
Porque usar um Planejamento?
Por exemplo, suponha que um gráfico de controle indique que o processo está fora de controle, e que o processo tenha várias variáveis de entrada controláveis.
A menos que saibamos quais variáveis de entrada são importantes, poderá ser muito difícil trazer o processo de volta ao controle. Os métodos de planejamento experimental podem ser usados para identificar essas variáveis influentes do processo.
O planejamento de experimentos é uma ferramenta de engenharia importante para melhorar um processo de fabricação, mas tem também extensiva aplicação no desenvolvimento de novos processos. A aplicação dessas técnicas bem cedo no desenvolvimento do processo pode resultar em:
– Produção melhorada
– Variabilidade reduzida e conformidade mais próxima da nominal;
– Tempo de desenvolvimento reduzido
– Custos totais reduzido
No planejamento de novos processos os benefícios são:
1. Avaliação e comparação de configurações de planejamento básicas;
2. Avaliação de materiais alternativos;
3. Determinação dos parâmetros-chave do planejamento do produto que têm impacto sobre o desempenho.
Referências
FREITAS, A.A.A., GOMES, J.H.F. Aplicação do planejamento de experimentos e da metodologia da superfície de resposta em um processo de frituras de batatas. Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP),Anais do ENEGEP, 2021.
SANTOS, V.R.V., BARBOSA,A.A.L., ROSELI, L.R.P., MEDEIROS, D.D. APLICAÇÃO DO DIAGRAMA ALPHATHETAPARAANÁLISE DO EFEITO DO DESIGN DE EMBALAGENS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL UTILIZANDO O ELETROENCEFALOGRAMA (EEG).Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP),Anais do ENEGEP, 2021.
Universidade Federal Fluminense - UFF Volta Redonda
Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125
Projeto Lean na UPA 24H (Ministério da Saúde)
projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br
© Copyright 2022. UFF - Todos os direitos reservados.