LEAN HEALTHCARE – LEAN NAS UPA 24h

Otimização do Fluxo do Paciente nas UPA

Projetos e ações de melhoria contínua centrada no atendimento dos pacientes e usuários do SUS, segundo a abordagem de melhoria contínua Lean Healthcare para otimização do fluxo do paciente.

Investigar a superlotação de serviços de emergência, executar estudos e pesquisa para Aprimoramento da Rede e Promoção do Acesso aos Serviços de Saúde

XI Lean Six Sigma Congress

O Lean Six Sigma Congress, organizado pelo GIGS – UNICAMP e LabDGE- UFF, tem uma história de eventos anuais singulares em relação ao intercâmbio de conhecimento, reconhecido pela sua integração acadêmico-profissional.

O que é Lean Healthcare?

Lean Healthcare é uma abordagem que busca aplicar os princípios e ferramentas do Lean Manufacturing no contexto da saúde. O objetivo é melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde, reduzindo o desperdício, eliminando atividades que não agregam valor e envolvendo os colaboradores na identificação e resolução de problemas. Pode ser aplicado em diversos setores da saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos, entre outros. Ele pode trazer benefícios como redução do tempo de espera, melhoria na segurança do paciente, aumento da produtividade dos colaboradores e redução de custos.

Onde aplicamos o Lean Healthcare?

Conheça o projeto Lean na UPA 24h

Neste projeto de pesquisa conhecido por Projeto Lean na UPA II voltado a implementação de política de atenção à saúde hospitalar, ocorre através entre a cooperação do Ministério da Saúde (MS) e Universidade Federal Fluminenses (UFF)onde os pesquisadores do Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial – LabDGE da UFF executam o Estudo e Pesquisa para Aprimoramento da Rede e Promoção do Acesso aos Serviços de Saúde, visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Soluções Apresentadas

Tal projeto busca investigar a superlotação de serviços de emergência que representa grave problema do sistema de saúde e a demanda espontânea dos pacientes com doenças simples amplifica exageradamente o número de atendimento nessas unidades e hospitais. Como diretriz pretende-se implantar projetos e ações de melhoria contínua centrada no atendimento dos pacientes e usuários do SUS, segundo a abordagem de melhoria contínua Lean Healthcare para otimização do fluxo do paciente em até 50 (cinquenta) UPA 24h, distribuídas em regiões estratégicas do Brasil, a partir da classificação de risco se impulsionará a reestruturação de um fluxo rápido (Fast Track) de atendimento dos pacientes nas UPA 24h.

Números do Lean nas Upas I e II

Projetos

100

Total de Melhorias

1768

Kaizen Projeto 1

676

Kaizen Projeto 2

1092

Total de Pesquisadores

60

Total de Participantes

1300

Projetos de Pesquisa

Ministério da Saúde – Lean nas UPA 24 II

Estudo e Pesquisa para aprimoramento da Rede e Promoção do Acesso aos Serviços 15 de Saúde (MS/UFF)

Neste projeto de pesquisa conhecido por “Projeto Lean nas UPAs 24h – II” voltado a implementação de política de atenção à saúde hospitalar, ocorre através entre a cooperação do Ministério da Saúde (MS) e Universidade Federal Fluminenses (UFF) onde os pesquisadores do Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial – LabDGE da UFF executam o “Estudo e Pesquisa para Aprimoramento da Rede e Promoção do Acesso aos Serviços de Saúde”, visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS. Tal projeto de pesquisa busca investigar a superlotação de serviços de emergência representa grave problema do sistema de saúde e a demanda espontânea dos pacientes com doenças simples amplifica exageradamente o número de atendimento nessas unidades e hospitais.

Como diretriz pretende-se implantar projetos e ações de melhoria contínua centrada no atendimento dos pacientes e usuários do SUS, segundo a abordagem de melhoria contínua Lean Healthcare para otimização do fluxo do paciente em até 50 (cinquenta) UPAs 24h, distribuídas em regiões estratégicas do Brasil, a partir da classificação de risco se impulsionará a reestruturação de um fluxo rápido (Fast Track) de atendimento dos pacientes nas UPAs 24h. O projeto de pesquisa referente ao Termo de execução descentralizada de recursos Nº 15/2021. Nº do Processo 25000.103452/2021-14, exercício 2021 e sob a coordenação Prof. Dr. Robisom D Calado (LABDGE-UFF).

Prof. Dr. Robisom Damasceno Calado

O Professor Doutor, que é também coordenador do Laboratório LabDGE na Universidade Federal Fluminense, é especializado em Engenharia de Produção e possui vasta experiência em grandes empresas multinacionais. Ele é um Black Belt e Especialista em Lean Healthcare, Lean Enterprise e transformação digital, e já trabalhou em projetos de melhoria de processos produtivos e de gestão em empresas de diversos setores, como saúde, indústria e serviços, ao longo de 32 anos de carreira no mercado.

Com toda essa bagagem, ele traz consigo um grande conhecimento prático e teórico, que se reflete na sua atuação como docente de pós graduação (mestrado e doutorado) e líder pesquisador no LabDGE, contribuindo para a formação de novos profissionais e para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país.

Acessar Cv lattes

Depoimentos

Depoimento de colaboradores que atuaram na
gestão e nas equipes de melhorias dos Projetos Lean nas UPA I e II

Depoimento de colaboradores que atuaram na gestão e nas equipes de melhorias dos Projetos Lean nas UPA I e II

Depoimento de Marcílio
Depoimento de Cleyson
Depoimento de Nayara
Depoimento de Abevailton
Depoimento de Gabriel
Depoimento de Débora

LabDGE – Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial.
Universidade Federal Fluminense – UFF. 

Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125

Projeto Lean nas UPA 24H: projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br 

Coordenador: Prof. Dr. Robisom D. Calado – robisomcalado@id.uff.br
Cel. (19) 99120-5528.

© Copyright 2022. UFF – Todos os direitos reservados.

Skip to content