Diagrama de Ishikawa
Video sobre a Ferramenta
Definição (O que?)
É um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio para a resolução de problemas. Ele nos ajuda a organizar o raciocínio diante de um problema com várias causas possíveis. Essas causas, são chamadas causas potenciais e são organizadas em seis categorias diferentes, e são dispostas de uma maneira que seu formato se assemelha a um esqueleto de peixe, daí vem o famoso nome: Diagrama Espinha de Peixe.
Utilidade (Para que?)
- enxergar uma situação de modo mais abrangente e sistêmico;
- visualizar não apenas a causa principal, como também as secundárias de um problema;
- encontrar soluções para os problemas a partir dos recursos que a empresa possui;
- gerar melhorias contínuas nos processos
Modelo Diagrama de Ishikawa padrão – Fonte: 8quali (2022)
Procedimentos (Como?)
Situação nominal e Área de aplicação
- A assertividade da causa raiz do problema pelo diagrama de Ishikawa é diretamente proporcional à profundidade dos pontos levantados pela equipe.
- Softwares como Excel são comumente utilizados para realizar o diagrama causa e efeito de maneira digital.
- O diagrama é comumente preenchido com 6 classes: Máquina, Medida, Meio ambiente, Material e Mão de obra, porém estas classes devem ser adaptadas conforme a realidade de cada processo.
- Área de aplicação: O diagrama de Ishikawa por ser utilizado para encontrar a causa raiz de problemas pode ser usado nos mais diversos setores e processos, visto que a necessidade de conhecer a causa raiz de um problema é intrínseca a todos.
Exemplo
Exemplo de diagrama de Ishikawa para descobrir as causas de atraso no trabalho:
Exemplo de diagrama de Ishikawa para descobrir as causas de produtos com defeito:
Referências:
OLIVEIRA, A. M., FERREIRA, A. C. F., SILVA, L. R. I., SILVA, J. M. B., BARROS, E. R. Aplicação das ferramentas da gestão da qualidade:um estudo de caso aplicado em um laboratório universitário de microbiologia. Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Anais do ENEGEP, 2017.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.
Universidade Federal Fluminense - UFF Volta Redonda
Av. Dos Trabalhadores n.º 420 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ- CEP:27255125
Projeto Lean na UPA 24H (Ministério da Saúde)
projetoupa.labdge.proppi@id.uff.br
© Copyright 2022. UFF - Todos os direitos reservados.